Saiba como escolher a melhor ferramenta de gestão para sua empresa

Colocar uma empresa no mercado, alcançar sua estabilidade, garantir sua longevidade e crescimento é um desafio enorme que demanda muita dedicação e organização dos processos da empresa. Dados do Sebrae indicam que perto de 30% das novas empresas acabam fechando a porta em menos de dois anos, e um dos principais motivos é falta de gestão e controle financeiro. 

Utilizar um sistema informatizado de gestão empresarial e controle financeiro é um grande passo para a padronização dos processos de um negócio, resultando em uma maior organização do grande fluxo de informações que ocorre em uma empresa.

Um software de gestão é uma ferramenta que reúne muitas funcionalidades, permitindo a integração de diferentes setores e facilitando o cruzamento de dados. A diminuição de erros, a agilidade nos processos, a otimização da mão de obra e a disponibilização de relatórios e compilação de dados da empresa favorecem o diagnóstico e o planejamento estratégico da empresa, além de diminuir custos.

Porém, diante do grande número de opções que existem no mercado, é necessário analisar com bastante atenção para fazer a melhor escolha, sob medida para o seu negócio. Saiba quais as funções essenciais em uma ferramenta de gestão e aprenda como escolher a que melhor atende suas necessidades.

Do que sua empresa precisa?

Responder essa pergunta é o primeiro passo para fazer uma escolha acertada. Tenha muito bem definido qual o seu tipo de negócio – Indústria? Comércio varejista? Importante saber também o porte da sua empresa e ter uma boa noção do fluxo de capital e da complexidade das obrigações legais referentes a ela.

Existem as ferramentas das mais robustas às mais básicas. A natureza de cada atividade econômica e os enquadramentos legais e tributários é que vão dar elementos para entender a demanda exata de cada empresa e ajudar a definir quais funções são necessárias para o seu sistema de gestão.

A ideia é simplificar e não complicar

Antes de decidir implementar um serviço informatizado de gestão no seu negócio, o ideal é que se pondere muito bem as opções disponíveis, entenda como cada ferramenta funciona e avalie aspectos positivos e grau de complexidade do sistema. Para isso, faça ou receba a visita do representante da ferramenta, tire qualquer tipo de dúvida e certifique-se da possibilidade de testar o funcionamento do serviço.

A intuitividade deve ser levada em alta consideração. Intuitividade diz respeito à facilidade de uso da ferramenta causada pela disposição e visibilidade dos seus elementos e o encadeamento lógico entre suas funcionalidades.

Softwares com instalações muito complexas e longos processos de implementação também devem ser evitados. Se a ideia é ganhar tempo e economizar gastos, a necessidade de grandes alterações na rotina e estrutura da empresa não são bem vindas pois podem gerar atribulações excessivas e prolongar o período da adaptação.

Se assegurar de que a ferramenta escolhida possua esses atributos é garantir que os usuários não terão dificuldades para aprender a manejá-la simplificando o processo de treinamento e diminuindo a ocorrência de erros na rotina da empresa.

Aposte em soluções locais e confiáveis

As opções no mercado são realmente vastas, portanto é preciso redobrar a atenção e apurar os critérios para fazer uma boa escolha. Antes de bater o martelo pesquise a credibilidade da ferramenta no mercado, visite a empresa que fornece o serviço e busque a opinião de outros usuários acerca das funcionalidades e efetividade do sistema.

Se houver opções locais disponíveis em sua cidade ou região procure conhecê-las melhor e considere que elas podem representar vantagens para seu negócio. Cada localidade possui características próprias de mercado, setores com demandas específicas e legislações diferentes em nível municipal e estadual.

Softwares desenvolvidos regionalmente costumam levar em conta as características e demandas próprias de seu contexto e oferecer soluções que contemplem as peculiaridades locais. Por outro lado, ferramentas mais genéricas podem não atender por completo suas necessidades, diminuindo o grau de efetividade do serviço.

Não há dúvidas de que sistemas de gestão empresarial podem ser grandes aliados na modernização do seu negócio, prestando maior controle, organização e agilidade à sua administração e dando elementos para planejamento e estratégias de crescimento.

O que achou das nossas dicas para fazer a melhor escolha possível? Deixe sua opinião nos comentários ou assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

Fonte: http://www.sistematelesys.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *